MY PLAYLIST


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

COMENTÁRIO SOBRE A FUNDAÇÃO DO MUNDO


4. "Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado,para
       verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo".
(João 17: 24)
Conforme o - A importância deste verso processará uma  adequada análise em pouco minuto das palavras e frases que é composto. O sentido geral da passagem é que estas bênçãos referentes ao céu foram atribuída para os cristãos em conformidade com o propósito eterno. Eles não foram atribuídos por acaso ou risco de arrependimento. Eles foram o resultado das intenções e concepção de D-us. Seu valor foi bastante reforçado do fato de que D-us tinham projetado desde toda a eternidade para conferir-nos, e que SEUS propósitos vêm até nós como resultado de seu plano eterno. Não foi um plano recente. não foi uma reflexão tardia. não foi por acaso. não foi por capricho. Ele foi o fruto de um planejamento eterno. Essas bênçãos tinham o valor e todas as afirmações de "permanência", que resultar do fato. A frase "desde a fundação de acordo com..." implica que estas bênçãos estavam em conformidade com o plano eterno e que fluiu para nós como a expressão e o esplendor deste plano eterno. Foi como D-us tinham escolhido que deve ser e tinha nomeado em seu propósito eterno. Ele escolheu a nós. A palavra "nós" aqui mostra que o Apóstolo tinha preferência ao indivíduos e não para as Comunidades. Ele, Paulo inclui-se como um dos "escolhido" e aqueles a quem ele Paulo se dirigia que era os Gentil e misturando e volta-se para a comunidade judaica em Éfeso. É claro que ele deve se referir aos indivíduos. De nenhuma "Comunidade" como tal pode-se dizer que era "escolhidos em Cristo antes da Fundação do mundo para ser Santo"."Não é verdade do mundo Gentil como tal, nem de qualquer das Nações que compõem o mundo Gentil. A palavra aqui "escolhida" foi uma palavra que deu significado "para um planejamento juntos", escolher, para selecionar. Paulo pensou em fazer uma escolha ou seleção entre diferentes objetos ou coisas.

Depende do plano

Os versos. 4 a 6 foram utilizados em algumas ocasião como uma evidência em favor da doutrina de que alguns são escolhidos para salvação e outros para perdição, sem que nada possam fazer as pessoas envoltas para alterar o resultado final.  É certo que estes versículos se referem à predestinação ou designação de certos escolhidos desde antes da fundação do mundo para ser adotados como Filhos de D-us; mas nada diz respeito a escolhidos para perdição.  Também se chama "nós" aos escolhidos, quer dizer aos cristãos que pela fé aceitaram ao Senhor Jesus Cristo.  Quando se riscou o plano de salvação antes da fundação do mundo decidiu-se que quem se ajustasse às condições de dito plano seriam considerados novamente como Filhos.  O desejo de D-us era que todos aceitassem o plano e fossem salvos
 Escolheu-nos.

O comentário sobre o (Gênesis 1: 3) do Midrash "Rabbah", diz que
D-us escolheu ao Israel antes da criação.  Paulo expressa aqui uma idéia similar com relação à igreja ou Israel espiritual.  É uma eleição geral, não individual.
Toda a vida espiritual do cristão se centra em Cristo, portanto constitui a esfera na qual pode fazê-la eleição.  que se aproxima de Cristo é eleito para salvação, assim como quem se une a um coro é eleito ou escolhido para cantar.  Por esta razão não há uma eleição arbitrária.  O propósito de D-us é salvar a todos os que por fé aceitam a Cristo como seu Redentor.
antes da fundação.
O plano de salvação fixe esboçado antes da fundação do mundo.  Nesse momento Deus se propôs salvar a quem aceitasse seu plano (Apocalipse 13: 8). Santos, (Grego "hágio") (Romanos 1: 7).  Ser santo é refletir a imagem divina, porque D-us é santo (1° Pedro. 1: 16).  O propósito do plano de salvação é restaurar a imagem divina no homem.
Sem mancha, (Grego "ámÇmos"), "sem mancha", "sem culpa".  A RVR sempre traduz "ámÇmos" como "sem mancha".  Na LXX ámomos se traduz da palavra (hebréia "tamim"), "completo", "intacto", "sem mancha".  A palavra "tamim" era utilizada no contexto do sistema de sacrifícios para descrever as vítimas que deviam ser sem mancha ou defeito (Leviticos. 1: 3). "AmÇmos" é utilizada no NT para descrever o perfeito sacrifício de Cristo (Hebreus. 9: 14); (1° Pedro. 1: 19).

É aplicada a coisas, como em:

42. "E muitos ali creram nele".
(João 10: 42).

Jesus livra-se da tentativa dos judeus de prendê-lo e retira-se para além do Jordão (João 10 verso 39 a 40). Sua retirada à Peréia, o local do primeiro ministério do Batista, é sugestiva (João 1: 28). Jesus permanece ali por um período de dois meses até a aproximação da páscoa. Muitos O procuram, lembrando o testemunho fiel de João Batista a respeito da Sua pessoa (João 10 verso 41). Desta maneira, o evangelista contrasta habilmente a incredulidade dos judeus em Jerusalém com a fé dos habitantes do Jordão, que ainda lembravam o testemunho sobre Jesus, dado pelo Batista.
Por exemplo Maria acreditou em JESUS e "escolheu a parte boa;" - ela fez uma escolha ou selecionou  JESUS, você deve também fazer uma escolha, todos temos que fazer escolhas, a vida é feita de escolhas, portanto, "escolhei hoje a quem vais servir!!!" e Maria após seu contato com JESUS declarou sua "preferência" voltada para JESUS. E pela FÉ Maria até hoje é comentada como uma fiel seguidora do Mestre, e é decantada em prosa e em versos e o será pelos séculos dos séculos. VOCÊ também pode viver pelos séculos dos séculos e muito feliz, faça hoje a sua escolha, de seu voto, vote em JESUS.

27."Deus escolheu as coisas tolas do mundo;"
(1° Corinthios 1: 27)

D'US preferiu fazer uso entre todas as coisas concebíveis que poderiam ter sido empregadas "para confundir os sábios. Ele recomenda "para escolher," com a idéia cheia de gentileza ou favor. (Marcos 13: 20), "por causa dos eleito que ELE escolheu", Ele tem reduzido os dias." (João 13: 18), "Eu sei quem eu escolhi". (Atos 13: 17), "o D-us do povo de Israel  "escolheu"  nossos pais; "ou seja, os selecionados das Nações para realizarem feitos importantes.
Isto é, evidentemente, o sentido da palavra na passagem diante de nós. Isso significa fazer uma seleção ou escolha com a idéia de favor ou de amor e a fim de lhes conferirem benefícios importantes sobre aqueles a quem ELE escolheu. A idéia de fazer alguma "distinção" entre eles e outros, é essencial para uma correta compreensão de passagem, uma vez que não pode haver nenhuma escolha onde nenhum grandeza é feita. Quem escolhe uma das muitas coisas que faz a diferença, ou indica uma preferência, não se importa o que e como ira fazer ou qual o motivo que o faz.
Se isto se refere à comunidades e nações ou indivíduos, ainda é verdade que é feita uma distinção ou preferência de um sobre o outro. Podem ser conclusivo, que, assim que se respeita à "Justiça", não faz diferença se refere-se às Nações ou indivíduos. Se não houver injustiça na escolha de um "indivíduo" a favor, não pode haver menos escolhendo uma nação, uma nação é nada mais que uma coleção de indivíduos. A objeção que nunca foi feita para a doutrina da eleição no que se refere aos indivíduos, aplicará com igual força para a escolha de uma nação de privilégios exclusivos. Se for feita uma distinção, podem ser estabelecida no decoro como no respeito às pessoas das Nações.

ELE em Cristo. A escolha não foi sem referência a qualquer meio de salvá-los. não foi um mero propósito para trazer um certo número ao céu; foi com referência à mediação do Redentor e seu trabalho. Era um objetivo que deve ter sido levado "por" ELE em compartilhar os benefícios da Expiação. A escolha toda e a finalidade da salvação tinham referência a ELE e "fora" DELE ninguém foi escolhido para a vida e ninguém dele vai ser salvo. Antes da Fundação do mundo, esta é uma frase muito importante na determinação do momento em que a escolha foi apresentada. Não foi uma "prioridade". Não foi iniciada no tempo. O objetivo foi iniciado no tempo da eternidade. Mas qual foi o significado da frase "antes da Fundação do mundo"? Dr. Clarke supõe que isso significa "desde o início" do sistema religioso dos judeus,e isto se deu na batalha que houve no céu onde Lúcifer quis ser D'US e se assentar no trono de D'US, antes da expulsão de Lúcifer houve este planejamento. Tais princípios de interpretação são que ELES, ELES QUEM? A Trindade, D'US Pai, JESUS Filho, e o Ajudador Espírito Santo, e foram obrigados a recorrer e esforçar para mostrar que tratava-se de uma Decisão universal. Em tais princípios a Bíblia pode ser elaborada para referir-se a tudo e qualquer coisa.
Dr. Chandler, que também supõe que a palavra se refere a tudo antes de começar qualquer coisa, admite também, no entanto, que a palavra "Fundação" significa o início de qualquer coisa, e que a frase aqui significa, "bem antes que o mundo começou" será que exista outra frase no Novo Testamento, que é mais evidente em sua significação do que isso. A palavra processado "Fundação 'καταβολή - katabole' significa corretamente uma palavra fixa, uma Fundação, da mesma forma que se encontra na Fundação de um edifício, desta forma a base do Edifício de nosso Planeta se encontra na frase "antes da Fundação do mundo" claramente significa antes que o mundo fosse feito, ou antes dos trabalhos de criação. Consulte (Mateus 13: 35). (Mateus 25: 34). (Lucas 11: 50). (Hebreus 9: 26). (Apocalipse 13: 8), em todos os versos que coloca a frase "a Fundação do mundo" significa o início dos assuntos humanos; o início do mundo. o início da história, etc. Assim, em (João 17: 24), o Senhor Jesus diz: "EU te conheço antes da Fundação do mundo," isto é, desde a eternidade, ou antes dos trabalhos da criação.
Assim, Pedro diz: 

20. "o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo,
       mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós,"
 (1° Pedro 1: 20)

Do Salvador, "que certamente foi composto antes da Fundação do mundo". Era o propósito de D-us antes que foram feitos os mundos, mandá-lo para salvar homens perdidos. (Apocalipse 17: 8). Nada pode ser mais claro do que a frase antes de nós deve se referir a um propósito que foi formado antes que o mundo foi feito. não é um arranjo temporário. não cresceu sob a influência de fins vacilantes. não é um plano recém-formado ou alterada com cada geração próxima ou variável como os planos de pessoas. ELE tem a importância, dignidade e garantias de estabilidade que necessariamente resultam de uma finalidade que tem sido eterna na mente de D-us. Se o plano foi formado "antes" do mundo, não importa se um momento, uma hora, um ano ou milhões de anos, o plano também é fixo e o evento igualmente necessário.
Se o plano foi formado "antes da Fundação do mundo", "foi eterno". D-us não tem nenhum plano novo. Ele não muda e não vacila. Se nós podemos verificar qual é o plano de Deus há qualquer momento, então podemos apurar qual sua validade com referência ao evento. Sempre tem sido o mesmo para "Será que ELE tem em mente a mudança de plano? ou de transformá-lo?" (João 23: 13). Em referência para os planos e propósitos do Altíssimo, nada melhor é resolvido mais do que o que ele realmente faz, ele sempre quis fazer o que é a doutrina de eternos decretos, Paulo prossegue para indicar o "objeto" de D-us para SEU povo  escolhido. Não é apenas que deve entrar no céu, mas é o de  permanecer no céu.
CARPEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário