O maior acontecimento da história está prestes a ocorrer — a Segunda Vinda, ou a volta do Senhor Jesus a este mundo. Em diversas ocasiões, durante o Seu ministério terreno, se referiu o Senhor a esse evento que fixa o tempo em que Ele irá estabelecer o reino visível de Deus. Simultaneamente Satanás será posto em cadeias, as guerras cessarão e a idade áurea da história começará.
Os apóstolos, todavia, não estavam bastante seguros quanto à época em que o Senhor retornaria. Alguns deles julgavam fosse ainda em seus dias, o fato, porém, é que Cristo declarou seria longo o tempo de Sua ausência, que Sua partida se semelhava a de
14. "Porque é assim como um homem que,
ausentando-se do país, chamou os
seus servos e lhes entregou os seus bens:
15. a um deu cinco talentos, a outro dois, e a
outro um, a cada um segundo a sua capacidade;
e seguiu viagem".
16. "O que recebera cinco talentos foi imediatamente
negociar com eles, e ganhou outros cinco;
17. da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois;
18. mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o
dinheiro do seu senhor".
19."Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos,
e fez contas com eles".
(Mateus 25: 14 a 19).
Os apóstolos não podiam compreender isto pois esperavam que CRISTO o Salvador voltasse em sua geração. Pouco antes DELE subir ao céu fizeram-lhe a seguinte pergunta:
6. “Senhor, será este o tempo em que restaures
o reino a Israel?”
(Atos 1: 6).
O Senhor declinou de acrescentar mais ao que já havia revelado. Houvessem eles, contudo, dado ouvidos mais atentos às palavras de Jesus, teriam compreendido que esse acontecimento não poderia ocorrer em seus dias. Havia-lhes o Mestre dito que o reino seria tirado dos Judeus (Mat. 21:43), e por terem rejeitado o seu Messias, os gentios pisariam aos pés Jerusalém e seus habitantes seriam dispersos entre as nações “até que os tempos dos gentios se completem”.